18 fevereiro 2013

Sem ideia para títulos bons

Mais um livro que li no formato de ebook, na verdade faz tempo que não compro livros impressos, mas contanto que eu leia não me importo muito. Esse livro eu encontrei pela internet, foi uma tradução feita por fãs e foi muito bem feita, não é muito difícil de encontrar para quem quiser ler também.

Eu gosto de livros engraçados, mas que contenham uma história de verdade, que tenha momentos dramáticos também, porque apenas engraçado seria muito fora da realidade, e eu gosto de livros reais. Não que eu não goste de livros de vampiros ou coisas impossíveis do tipo, mas eu quero que os personagens e sentimentos sejam o mais real possível, o mais vivo possível, só assim eu realmente consigo me prender na história. 

Ultimamente tenho procurado livros diferentes e lançamentos, não sou adepta da leitura de grandes clássicos e pra falar a verdade detesto a maioria dos livros obrigatórios para o vestibular ultimamente, mas enfim, voltando ao livro, The Duff não possui título em português pois só tem sentido em inglês, é uma sigla para: Designated Ugly Fat Friend, que significa, já explicando, uma menina que seja a mais feia do seu grupo de amigas, na verdade nem precisa ser feia, apenas mais 'normal'. Todos os grupos de amizades possuem uma menina que não chega a ser tão linda como as outras (de acordo com o livro, na minha opinião beleza é relativa e muitas vezes o que eu acho mais bonito você pode não achar e vice versa, por isso esse apelido não faria sentido no geral, pois existiram diversas The Duff's de acordo com cada pessoa). É dessa menina considerada 'menos pegável' pelos outros meninos (infantis) que eles se aproximam, pois como o próprio livro fala, uma vez amiga da considerada The Duff, conseguir alguma das amigas mais bonitas seria mais fácil.

A história se passa com a protagonista Bianca Piper, a considerada The Duff na história. Embora na realidade ela não seja feia, apenas suas duas melhores amigas eram realmente muito bonitas (de acordo com a visão dela, pois é quem conta a história), o que a deixava sempre em segundo plano. Mas isso não deixa Bianca triste, na verdade ela consegue rir da própria situação, é muito irônica (adoro protagonistas irônicos), leal com as amigas, muito inteligente e divertida. Eu queria uma amiga como ela, se fosse real.

No meio disso, um garoto se aproxima para falar com ela, ele é considerado o mais galinha da escola e ela obviamente, como não é como as outras meninas, não o trata como as outras, não tenta impressionar e é tao verdadeira que dá vontade de dar um abraço. Fora todos esses momentos engraçados existe muito drama também, como a família de Bianca, que como a maioria, tem os seus problemas, assim como as outras. No livro você entende que mesmo aquela menina ou menino mais perfeito tem algum tipo de problema e que você não deve julgar ninguém pela aparência, decisões e até mesmo comportamento, pois você não sabe o que realmente acontece, e que mesmo que você se ache feia e ache sua amiga maravilhosa, as vezes essa amiga pensa a mesma coisa de você, e outros meninos também, beleza é relativa (embora tenha padrões, não vamos ser hipócritas). Essa é a lição mais bonita que o livro me trouxe, e tudo isso sem parecer clichê  Por ser um livro mais adolescente o autor não se aprofunda nas cenas de sexo, mas existe o assunto no livro e pelo menos não é abordado de maneira superficial e puritana como no resto dos livros adolescentes.

Eu li o livro em um dia, é uma leitura fácil e como a história é interessante eu tenho essa mania idiota de não parar de ler até acabar o livro (ou porque eu não quero voltar pra realidade, mas isso é outra história). Virou um dos meus livros favoritos.
Dados do livro:

Autor: Kody Keplinger
Editora: Litle Brown
Páginas: 288
Nota: 5

Sinopse: Bianca Piper tem 17 anos, é leal, cínica, e não acha que nem de longe é a mais bonita de suas amigas. E ela também é esperta demais para cair no papo de Wesley Ruch, o cara gato da escola. Na verdade, Bianca o odeia. E quando ele a apelida de Duffy, ela joga Coca Cola na cara dele.Mas as coisas não estão muito bem em casa agora. Desesperada por uma distração, Bianca acaba beijando Wesley. E ela gosta. Ansiosa para escapar, ela se joga em uma relação —inimigos com benefícios— com Wesley. Até que tudo fica terrivelmente errado. Acontece que Wesley não é ouvinte tão mau, e sua vida é bastante confusa também. De repente, Bianca percebe com horror absoluto que ela está apaixona pelo cara que ela achava odiar mais do que ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário