12 março 2011

Que evolução mulheres!

Estava dando a minha clássica visita nos blogs que sigo e me deparei com um Blog, que na minha opinião todas as mulheres e homens devem ler. Suas postagens não se prendem ao assunto mamão com açúcar "socorro perdi meu namorado" ou como o caso do meu blog "oi, a vida é injusta", os assuntos são sérios e fazem refletir sobre o que nós mulheres estamos sendo e conquistando hoje em dia, nada de feminismo clichê, é citado exemplos de como é a diferença masculina e feminina e como nos é cobrada a perfeição, em todos os sentidos, e que talvez por isso, nós mulheres acabamos acabamos nos tornando perfeccionistas ao extremo e odiosas do mundo quando não conseguimos ser a mulher perfeita idealizada pelo mundo. Retirei esse post do blog http://whothehelliscely.wordpress.com/ , vale a pena ler e visitar o site!
"[...] Hoje, especialmente, proponho uma reflexão sobre o conteúdo feminino que nos é disponibilizado. Quem é o target feminino no Brasil? Quais mensagens estão nos enviando e por que elas nos atraem? Um passeio breve por alguns portais femininos da internet foi o suficiente para esse post.
As categorias mais populares do conteúdo feminino
Beleza em geral – seja bonita, seja perfeita, seja maravilhosa.
Boa Forma – 
invista no seu corpo, malhe, faça dieta, não seja preguiçosa.
Maquiagem – 
não esquece do corretivo, do pó compacto, truques que diminuem seu nariz.
Pele – 
tenha a pele macia, suave e sem rugas.
Cabelos – 
lindos e radiantes ao vento, sem pontas duplas, sem frizz.
Cirurgia Plástica – 
silicone no peito, na bunda, na perna, só não pode colocar na barriga.Horóscopo – só o místico pode te orientar em alguma coisa nessa vida, consulte os astros. 
Família – 
filhos, rotinas domésticas, maridão, carrinho do supermercado.
Casamento – 
encontre o homem perfeito, mantenha o tesão, mantenha o interesse.Receitas – cozinhe para a família, lave a louça e cozinhe outra vez.
Famosos – 
tudo sobre pessoas que você sempre quis ser, mas nunca vai chegar perto.
Amor e Sexo – 
deixe ele louquinho, consiga seu orgasmo, aprenda a fazer sexo anal.
Casa – 
decoração, organização, limpeza, tudo para o ambiente doméstico.Compras – encontre coisas que você não precisa para desejar.
[...]
Eu confesso que pensei que o cenário estaria um pouquinho melhor, mas me deparei com uma avalanche de clichês e muitos artigos me chocaram pelo tom acusatório, em especial nas seções que tratavam de corpo. Ver o uso daquela linguagem de proximidade, cheia de gracejos, em contraste com uma mensagem violenta, me fez levar as duas mãos ao rosto várias vezes (facepalm detected).
[...] 
O tal do “cuidado” e “bem-estar” já passou dos limites e se tornou obsessão há muito tempo, e por acaso essa mesma obsessão virou pauta preferida do conteúdo direcionado às mulheres. Podem dizer que os homens estão começando a entrar no alvo dessa indústria também, mas a pressão sobre eles ainda é muito menor que a exercida sobre as mulheres. A obrigação de ser bonita ainda é majoritariamente feminina.
[...]
Lembro de uma frase de Gloria Steinem (ou seria da Greer?) que diz: “Toda mulher sabe que não importa o tamanho do seu sucesso, ela será sempre um fracasso se não for linda”. Ou algo assim. O importante é denunciar que mulheres políticas, engenheiras, arquitetas, sociólogas, presidentas, atletas, pedreiras, professoras, astronautas, ou seja lá de qual profissão forem, ainda são julgadas em primeiro plano pela sua beleza. A imprensa insiste em evidenciar a “feminilidade” da mulher que escolheu uma profissão considerada “masculina”. “É uma policial durona, mas não deixa de cuidar dos cabelos e ser vaidosa”.
O meu recado para as moças é simples: NÃO, VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO ISSO PORQUE QUER SE SENTIR BEM CONSIGO MESMA. Você está simplesmente se rendendo, exausta, ao que tanto cobraram de você e te convenceram durante anos. Você não coloca silicone nos seios para que você mesma se goste, essa é a condição que te impuseram para o mínimo de felicidade. Você nunca teria “corrigido” o seu corpo se alguém não te convencesse de que existe algo errado, de que há um “certo” para todas e de que não é possível ser completa sem obedecer esse padrão. Eu nunca vou te culpar por isso, mas quero que você saiba que existe um caminho diferente, em que você pode olhar no espelho e se admirar, se reconhecer na própria pele, exigir sua própria identidade e mandar a indústria da beleza pro inferno – junto com o lixo tóxico desses sites."

Nenhum comentário:

Postar um comentário