06 março 2011

Pássaros Feridos

Livro: Pássaros Feridos
Autor: Collen McCullough
Editora: Bertrand Brasil

    Li esse livro em 2007 e embora tenha lido vários outros livros depois desse, sempre considerei Pássaros Feridos o melhor. Não estou afim de fazer uma resenha e contar a história do livro, só vou dizer que é uma trama incrível que mistura drama, romance e até um pouco de comédia irônica. Acho que um dos motivos pelo qual gostei do livro é que é contado a história de três mulheres, incrívelmente fortes, que suportaram tanta coisa, sofreram, amaram, odiaram e sobreviveram. É esse tipo de livro que eu gosto, sentimentos reais e personagens quase palpáveis, se chega até a criar um vínculo com eles que quando o livro acaba bate uma tristeza porque é como se aquele "amigo" personagem tivesse morrido de alguma forma. Vou copiar aqui dois dos trechos mais emocionantes do livro, em que a narrativa se faz tão perfeita que conseguimos visualizar a cena e por incrível que pareça, os sentimentos, pairando no ar.

Pág 512/513

    " A sala enchera-se de gritinhos, rumores, murmúrios; o relógio batia os segundos em compasso com o seu coração. E depois deixou de bater em compasso. Ele já não lhe acompanha o ritmo. Via Meggie e Fee flutuando, tentando levantar-se, vagueando com rostos assustados numa névoa líquida e insubstancial, dizendo-lhe coisas que ele parecia não ouvir.
      _ Aaaaaaaaaaaaaaah!_ gritou, compreendendo
     Mal teve consciência da dor, atento apenas aos braços de Maggie à sua volta, ao modo com que sua cabeça se inclinava para ela. Mas conseguiu virar-se até poder ver-lhe os olhos, e olhou para ela. Tentou dizer "Perdoe-me" e viu que ela o perdoara havia muito tempo. Ela sabia que acabara levando a melhor. Depois quis dizer algo tão perfeito qu ela se sentisse consolada para sempre, e compreendeu que isso também não era necessário. Fosse ela o que fosse, era capaz de suportar qualquer coisa. Qualquer coisa! Por isso cerrou os olhos e, pela derradeira vez, esqueceu-se em Meggie."

Mais um trecho dos meus favoritos:
Pág 400

     " _ Ralph querido, eu enxergo sim. Eu sei, eu sei... Cada um de nós tem dentro de si alguma coisa que não pode ser negada, ainda que nos faça gritar, gritar até o fim. Somos o que somos, e pronto. Como a velha lenda celta do pássaro com o espinho no peito que canta até morrer. Porque precisa fazê-lo, porque é levado a isso. Podemos saber que vamos errar antes até de cometer o erro, mas o conhecimentos de nós mesmos não afeta nem muda o resultado. Cada qual entoa seu canto, convencido de que é o mais maravilhoso que o mundo já ouviu. Você não vê? Criamos nossos espinhos e nunca nos detemos para avaliar o custo. A unica coisa que podemos fazer é sofrer a dor e dizer intimamente que valeu a pena."




6 comentários:

  1. Eu acho o máximo quando as pessoas conseguem se encontrar em um livro. Eu não sei qual livro eu consideraria o melhor até hoje, mas um que eu SEMPRE recomendo e realmente marcou uma fase de minha vida (por eu estar passando exatamente pelo o que a autora descrevia) é COMER REZAR AMAR de Elizabeth Gilbert!
    Simplesmente muito bom! Pássaros feridos já foi uma novela ou eu estou viajando???
    :x

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Eu lí a pouco o "Tim" da mesma autora, adorei o estilo dela de escrever e já pesquisei no site Estante Virtual os preços de "Pássaros Feridos" pra comprar, quero ler também.

    ResponderExcluir
  3. Jéh: Foi uma novela sim, passou no SBT eu acho, nunca assisti mas as pessoas que assistiram me disseram que o livro é bem melhor e que a novela "enrrola" demais ;~ E obg pela dica, já ouvi falar muito desse livro e logo que puder vou ler tbm ;*
    -
    Vanvan: Tim é uma história muito boa mesmo, pena que essa autora épouco conhecida e fez poucos livros, te aconselho a comprar Pássaros Feridos, é a obra mais comentada e famosa dela *-*

    ResponderExcluir
  4. que bom saber que este livro consegue nos fazer entrar de fato na história e sentir o que os personagens sentem pois esse é o encanto da literatura, da escrita e dos livros. essa é a arte de cada livro. vou procurá-lo para comprar, muito boa dica. beijo querida :)

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li esse livro!
    Mas como é um super clássico em breve vou tentar adicionar a minha lista!

    ResponderExcluir
  6. Pássaros Feridos o melhor livre de romance do mundo. leiam!

    ResponderExcluir