15 fevereiro 2013

Eu me lembro do que ainda vai acontecer

Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente apenas eu possuo. Porque, sim, talvez eu vá sempre me esquecer do passado. Mas o que mais preciso me lembrar é do seguinte: Também posso mudar o meu futuro.


Livro: Deslembrança
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 250
Nota (de 1 à 5): 4
Lido como ebook.

No livro Deslembrança, a protagonista London Lane sofre de uma 'doença', toda noite ela esquece do dia que viveu e quando acorda restam apenas memórias do futuro. Isso mesmo, do futuro. Ela sabe quem é sua mãe porque no futuro sua mãe aparece nas memórias, sabe o caminho até a escola porque suas memórias futuras ela também vai na escola, e assim vai. Também utiliza sua própria maneira para se lembrar, toda noite escreve pequenos avisos do que deve se vestir e fazer no outro dia. Me lembra muito o filme Memórias de uma Mente Sem Lembranças, tem outras histórias parecidas também por aí, achei que essa seguiria o mesmo rumo, mas me enganei. A maneira que a protagonista conta sua própria história, o modo como ela consegue superar seu próprio problema e conseguir acordar todas as manhãs, e como é efêmero o passado e o futuro, é o diferencial nesse livro, temperado com momentos engraçados e trágicos ao longo da história.

É um livro voltado para adolescentes, London tem os mesmos problemas comuns que todos os jovens tem, as mesmas dúvidas, e como não poderia faltar em um livro do tipo, London se apaixona misteriosamente (isso porque ela não se lembra do garoto, o que indica que ele não está em seu futuro, então como ela consegue se apaixonar por ele todos os dias?), e vemos a história do ponto de vista de London, como é complicado pra ela não lembrar do garoto que ama, não ter lembranças de seu primeiro encontro, e como ela consegue sentir aquele frio na barriga e aquele sentimento esmagador todos os dias, porque com os outros, esse sentimento vai acabando aos poucos, vai diminuindo, com ela é como se tudo fosse a primeira vez. Da para entender como é complicado para o garoto ter que conquistá-la cada manhã.

Existe também um pequeno mistério no livro, partes engraçadas, etc. O livro tem uma escrita fácil, a leitura é rápida e leve, mesmo que o tema seja bem profundo eu considero esse livro leve, tranquilo. A protagonista, como todas, é meio 'água com açúcar' demais, nessa parte o clichê 'livro adolescente' fica claro. Ela também toma umas decisões tão idiotas que você fica com raiva e o mocinho é perfeito demais, o que também segue o clichê. Defeitos fariam bem para ele, um pouco de realidade e tal. Mas como livro adolescente e não proibido para menores de 18 anos o livro cumpre bem seu papel.

 No final você entende que mesmo que não seja igual a protagonista, e não saiba qual o seu futuro (e lembre de todas as decepções do passado) você ainda pode mudar sua vida. O futuro não é algo escrito em pedra, é escrito na areia, e conforme suas decisões de hoje irá determinar que parágrafos o mar irá apagar. London irá aprender isso ao longo do livro e o leitor vai aprendendo também. Embora não seja meu estilo favorito, faltou algo na minha opinião, eu recomendo a leitura do livro e acredito que os ensinamentos da historia me fez colocá-lo na lista de livros preferidos. O tempo sempre me encantou. 

É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa. É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário